NELORE JOP

SELEÇÃO

Consistência e responsabilidade

O Nelore JOP está trazendo ao mercado brasileiro muito mais do que pureza racial. Trata-se de uma nova opção de genética certificada para agregar desempenho e funcionalidade no atual estágio da raça.
O rebanho indiano torna-se, assim, uma alternativa de novas linhagens, diminuindo a endogamia e proporcionando diversidade genética. Para a necessária consistência das informações fenotípicas coletadas, são empregadas as mais modernas tecnologias e ferramentas do melhoramento genético na geração das DEPs (Diferença Esperada na Progênie) e índices de seleção, além de acasalamentos direcionados. Para isso, o Nelore JOP conta com a coordenação técnica dos geneticistas Prof. Dr. José Bento Sterman Ferraz (USP – Pirassununga) e de Marcio Ribeiro da Silva (Melhore Animal Consultoria), responsáveis por traçar os objetivos de seleção e a metodologia aplicada ao projeto de melhoramento genético JOP, buscando animais de conformação moderna e alta produtividade para atender às necessidades da pecuária moderna. Nesse sentido, há grande preocupação do Nelore JOP na apuração de animais com padrão superior para produção de carne – o objetivo da pecuária moderna. Para tanto, todos os produtos passam por ultrassonografia das carcaças realizado pela Aval Serviços Técnicos e iniciará brevemente abates técnicos controlados.

Importante: O plantel Nelore JOP é avaliado pelos programas: PMGRN/ANCP e PMGZ/ABCZ, além de seguir todos os protocolos sanitários exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA).



Os primeiros resultados surpreendem

O trabalho de seleção do Nelore JOP tem uma década, mas algumas características importantes para a pecuária brasileira, como precocidade sexual, fertilidade, peso ao nascer e a desmama e rusticidade, já estão chamando a atenção nas fazendas do projeto. Entre os machos nascidos no Brasil, foram escolhidos os superiores do grupo contemporâneo para coleta de sêmen com idades entre 15 a 17 meses. Todos, sem exceção, produziram com muita qualidade e com resultados excelentes em IATF e FIV. As progênies já destacam características funcionais desejáveis.
O mesmo resultado positivo é obtido com as fêmeas que foram submetidas à estação de monta e demonstraram precocidade sexual, fertilidade e habilidade materna.
Por tudo isso, as perspectivas de resultado do projeto são excelentes, tendo em vista o desempenho e o biótipo dos animais já avaliados. Novos estudos mais criteriosos poderão apontar novas potencialidades para características importantes, como qualidade de carne por exemplo.
Por meio deste processo seletivo, os usuários da genética do Nelore JOP se beneficiarão com acasalamentos com outras linhagens pela exploração da exogamia e da complementariedade na raça Nelore.
Em plena era genômica e no pujante momento técnico da raça, a seleção Nelore JOP propõe ao mercado uma opção distinta de genética certificada para a pecuária seletiva e comercial no país.